29S - Lutemos contra a guerra e o capital!


Achegamos o texto que os compañeiros portugueses da plataforma antiguerra, antinato elaboraron a próposito das mobilizacións do 29 de setembro.

29 Setembro - Lutemos contra a guerra e o capital

Como habitualmente, o patronato pretende que sejam os trabalhadores e os povos a pagar a “crise” do sistema capitalista. Neste sentido:

- Em Portugal, já mais de 11% dos trabalhadores estão, hoje, desempregados;

- Cerca de um milhão de outros estão numa situação de trabalho precário;

- O governo e os partidos do capital procuram congelar ou diminuir os salários dos trabalhadores;

Prossegue a ofensiva do governo e dos partidos da direita com vista à restrição dos direitos dos trabalhadores e dos pobres nos campos da saúde e do ensino;

A mesma gente que, sob pretexto de baixar a despesa do estado, retira subsídios aos trabalhadores e aos pobres, gasta muitos milhões de euros na compra de submarinos, carros de combate, com as tropas colocadas na criminosa guerra do Afeganistão e noutras rubricas da “Defesa”.

O governo ameaça implantar, durante a Cimeira da NATO em Novembro, um estado de excepção, com detenções, restrições à circulação de pessoas e à liberdade de expressão, expulsões de cidadãos de outros países da UE, carros blindados nas ruas e uma verdadeira sementeira de câmaras de vidoevigilância para proteger os senhores da guerra.

Esse mesmo governo projecta aumentar o IVA, reduz as prestações sociais e prepara-se para aplicar mais malefícios para todos, com a subscrição das ordens de Bruxelas, com mais cortes nos gastos públicos e mais flexibilidade na legislação laboral, cujo significado é maior facilidade dos patrões para despedir.

Com total autonomia face a partidos políticos ou quaisquer outras instituições, a PAGAN é um movimento aberto a todos os cidadãos que pretendam afirmar o seu repúdio pela guerra e pelas organizações que a representam e patrocinam. E, atendendo ao momento, lembramos a todos a semana de protesto contra a Cimeira da NATO, que se realiza de 15 a 21 de Novembro.

A PAGAN estará presente nas acções de dia 29 de Setembro em unidade com todos os   militantes sindicais e as suas organizações, bem como as associações e movimentos de activistas anti-capitalistas em Portugal e no resto da Europa.

Porque um firme combate à guerra se traduz inevitavelmente numa luta contra o capital, a PAGAN solidariza-se com todas as organizações que por toda a Europa irão, no próximo dia 29, protestar contra os promotores da guerra, do desemprego e da pobreza.

PLATAFORMA ANTI-GUERRA, ANTI-NATO

+info: web: antinatoportugal.wordpress.com | mail: antinatoportugal@gmail.com

etiquetas: